23 abril 2015

Qualquer semelhança não é pura coincidência, é falta de ética!!

Já são demasiadas as histórias de roubo de ideias.. e todas a ferir o meu amor pelos seus criadores intelectuais!!

A história da empresa de bricolage cujo nome começa por "i", tem três letrinhas apenas e que era "Easy" na ideia original já foi há longos anos e não me lembro tão bem como gostaria para vos explicar, mas também é aquela que - não sendo, de modo algum, perdoável - teria mais desculpa pela parca força da marca em si.

Mas houve outras duas que acompanhei quase na primeira pessoa porque se passaram com a Dó. Uma de um canal de televisão de desporto começado por "s" e outra de uma companhia de aviação portuguesa conhecida pelas greves começada por "t".

Na primeira pediram à Dó uma proposta de evento para um Encontro de Quadros diferente. Referiram que tinham agência, mas que queriam mudar, pois a criatividade não era muita e os eventos sempre iguais. Depois de uma semana a procurar soluções para o tal evento, a Dó enviou uma proposta. Mais tarde ligaram-lhe de uma das quintas que tinha consultado para o evento a avisar que essa mesma empresa ia realizar o evento nos mesmíssimos termos propostos pela Dó, mas recorrendo à agência de sempre.

Na segunda, a Dó apresentou uma ideia inovadora sua ao Vice-Presidente da companhia de aviação começada por "t" em meados do ano passado. Este gostou da ideia, mas referiu que seria de difícil implementação. Depois deixou de responder aos e-mails. A dificuldade foi tal que uma ideia praticamente igual foi concebida em menos de seis meses e implementada logo no início deste ano.

Agora, a mini: em Outubro de 2014, um amigo - conhecido por ideias originais e eventos despropositados (com tudo o que de bom tem esta expressão!) - apresentou esta ideia à CITRÖEN e à mini. A primeira gostou da ideia e concretizou-a:


A mini nunca respondeu. Mas agora fez este vídeo:



Original, não é?!

sol.


P.S. Algumas marcas são mencionadas pelas suas iniciais a pedido dos intervenientes.
P.P.S. As marcas não mencionadas pelas iniciais estão propositadamente em minúsculas.. é que são pequeninas, pequeninas!!

*Vídeos: Youtube

Sem comentários:

Enviar um comentário